SOBRE O AUTOR

HISTÓRICO

Currículo no Meio do Surf
Reinaldo “Dragão” Andraus

Comecei a surfar com um pranchão Glaspac, no Guarujá, na praia de Pitangueiras, ainda nos anos 60, levado (como muitos) pelo filme Endless Summer - Alegria de Verão. O apelido "Dragão" veio por causa de um desenho em minha segunda prancha (foto P&B acima), uma São Conrado encomendada diretamente com o Coronel Parreiras. Nos anos 70 sempre me colocava entre os 10 primeiros nos Festivais Luau\Lightning Bolt que rolavam perto da Ilha. Ainda hoje me aventuro nas competições de longboard, na categoria Legends. Viajei por toda costa brasileira surfando de Torres até Fortaleza, Peru em 75, Hawaii em 76 e mais uma dúzia de temporadas, Indonésia, África do Sul, Costa Rica, Califórnia, México, Europa, Austrália. Em 85 o destino me levou a trabalhar dentro do surf. Primeiro com um programa na TV Bandeirantes, depois fui convidado para ser editor da Fluir (86\90), em outubro de 90 entrei para a Hardcore, de novembro de 96 a maio de 98 atuei no marketing da Quiksilver, em novembro daquele mesmo ano abri a Kauai Surf Shop, na Av. JK, em Sampa, até 2002. Nos anos 2000 trabalhei como free lancer, escrevendo, palestrando e assessorando empresas e sites ligados ao surf, traduzindo livros de surf do inglês para o português. Para a Alma Surf atuei como colunista e diversas vezes como curador dentro do Festivalma. Meu último trabalho foi cuidar do Marketing da HD, de março de 2010 a março de 2012.
Agora meu foco total será para a produção deste livro.

Legenda das fotos acima: 

À esquerda: A única foto que tenho com a prancha que me deu o apelido "Dragão", praia das Astúrias, verão de 1971\72, surfando de bermuda de helanca, antes do nascimento da surfwear no Brasil. Ao fundo aprece remando Sidão Tenucci, convidado para fazer o prefácio do livro. Foto: Armando.

A foto de plano americano foi tirada no Guarujá. Encontrei no Pirata Surf Club três pranchas (semelhantes) às que tive antes de adquirir a prancha do dragão, com a mini alaia de madeira e também com a de isopor, eu surfava deitado, com a Glaspac comecei a surfar de pé em 1969. Foto: Silvia Winik.

Surfando recentemente no Canto do Moreira, em Maresias. Foto: Fabio Paradise.​​ 

FORMAÇÃO EDUCACIONAL
Graduação: FGV - Administração de Empresas (75/78)
Pós Graduação: FAAP - Análise de Sistemas (81/82)
Colégio: SANTO AMÉRICO - Primeiro Grau até Colegial (63/74)​
CULTURA INGLESA (69/73)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

TRABALHOS LIGADOS AO SURF

2012/2004 – Revista ALMA SURF
Neste período trabalhou como jornalista eventual para diversos veículos.
Recentemente tem escrito com regularidade para a Alma Surf assinando a Coluna SPORT SURF. Atuou como Editor Convidado para as Edições de 8 e 9 ANOS. Curador do FESTIVALMA – Coleção de Pranchas Históricas + Surf e Bossa Nova + Carros (VW) do Surf. Realizou diversas matérias especiais de grande envergadura para esta publicação.

2012/2010 – Grupo EIXO Confecções (HD)
Cargo: Marketing, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Atividades desenvolvidas: entrou para cuidar do marketing da HD (Hawaiian Dreams), marca adquirida pelo Grupo em 2009. Marketing em geral. Estruturação da equipe de atletas; participação da marca HD em eventos de surf e skate; definição de mídia revistas, internet; feiras e eventos. Acabou participando das outras empresas do grupo: Fatal Surf, Tropical Brasil e processo de licenciamento da marca internacional O’Neill.

2012 e 2009/2008 – Ministrou Aula: HISTÓRIA DO SURF – USP
Para o Curso: SURF – Administração, Marketing e Gestão de Negócios. Curso de Difusão, organizado pelo IBRASURF, para o Departamento de Esportes da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo.

História do Surf na Escola de Educação Física da USP. Foto: Ibrasurf.

2008/07 - TRADUÇÃO - Livro – LEARN TO SURF
Para Editora Gaia (Global)
2006 - TRADUÇÃO - Livro – FIT TO SURF
Para Editora Gaia (Global)
2005/04 - TRADUÇÃO - Livro – OCCY a surfer's year (with Sarge)
Para Editora Gaia (Global)
2.003/02 - LIVRO - 20 Anos HANG LOOSE
CARGO: Editor
Atividades desenvolvidas: todo trabalho de coleta de informações, entrevistas, edição de textos, redação final. Assessoria na paginação, edição de fotos, diagramação e revisão final. OBS: Projeto adiado
​​
2.002/98 - Dragonfly (KAUAI) Surf Shop
CARGO: Diretor Geral - Sócio Proprietário
Atividades desenvolvidas: coordenação de todas as ações necessárias ao funcionamento de uma loja. Comprador,vendedor, gerente de marketing, produção de anúncios, contatos com fornecedores e clientes, executor de campanhas promocionais.

KAUAI SURF SHOP

2.004/90 - Revista HARDCORE
CARGO: Sócio Gerente / Diretor e Editor - posteriormente Consultor Editorial (Saiu da sociedade em 96).
Atividades desenvolvidas: participação nas reuniões de planejamento estratégico. Direção de Redação. Editor de textos e fotos da Revista Hardcore. Coordenação de pautas, contato com colaboradores nacionais e internacionais, redação, tradução e edição de matérias, controle de pagamento de colaboradores,
montagem de relatórios, trabalho de campo, responsável pelas equipes de redação e fotografia. Colunista.

Trabalhando para a revista Hardcore, durante o Alternativa WCT Rio, com Amaro Matos e Kaipo Jaquias.

98/96 - Ravage / QUIKSILVER
CARGO: Departamento de Marketing
Atividades desenvolvidas: todas as funções da área de Marketing. Assessoria voltada ao surf. Preparação dos anúncios, coleta de fotos, contato com a imprensa, acompanhamento dos atletas, coordenação em eventos de surf. Trabalho de Relações Públicas representando a marca. Tradução, redação e contato de nível internacional (em inglês) com a matriz na Austrália e escritórios dos EUA, Indonésia e Europa.

Durante um ano e meio o logo da Quiksilver decorou o bico de minhas pranchas. Foto Levy Paiva.

 

90/86 - Editora Azul S/A - Revista Fluir
CARGO: Diretor de Redação
Atividades desenvolvidas: entrou como Editor Assistente da Revista Fluir em 86, passando a Editor depois que a extinta editora Terra, Mar e Ar foi incorporada pela Editora Azul (Abril S/A) em 87. Na Azul passou a atuar como diretor de redação, desenvolvendo as mesmas atividades acima (Hardcore), porém coordenando uma equipe maior.

86/83 - Rádio e Televisão Bandeirantes S/A
CARGO: Vários
Atividades desenvolvidas: entrou em 83 como Analista Financeiro, respondendo diretamente ao Diretor Financeiro da entidade, atuando como assessor direto em todas as áreas. Em 85 passou a atuar como Assessor do Superintendente de Programação, Produção e Técnica, passando por todos os setores da Rede Bandeirantes, desenvolvendo rotinas de O&M. Em 86 passou a coordenar um segmento de programa de TV - "Surf Special", dirigindo gravação em estúdio, edição em ilhas, redação de roteiro, sonorização e produção.

Quiver do North Shore, temporada havaiana 78\79. Foto: Sidão

Praia do Boto, ao sul de Recife, início dos anos 90. Foto: Agobar Junior

Sunset Beach, minha onda preferida no Hawaii. Foto: James Thisted

Playa Guiones, Costa Rica, 1995. Foto: Marcelo Pretto

Parafinando a prancha para bateria do Alternativa de 1991, na Barra da Tijuca. Foto: Tony Fleury

Sair nesta foto em página dupla na Brasil Surf angariou respeito e abriu muitas portas. Antes mesmo de trabalhar em revistas de surf, senti o poder da mídia. A reportagem do fotógrafo Klaus Mitteldorf - ”Paulistas no Hawaii” – foi a primeira a abrir um grande espaço para paulistas no veículo dominado por cariocas.  Fotos de fevereiro de 78 em Maui.

Na capa da revista (só saíram mais duas edições da Brasil Surf depois desta), meu amigo Rico de Souza, com logo da Globo em sua prancha.

Prêmios como Editor

1989 - Melhor Cobertura do Circuito Mundial - Revista Fluir
ASP (Association of Surfing Professionals)
Royal Hawaiian Hotel - Waikiki (black tie)

Representando a revista Fluir no baile de gala da ASP, no Royal Hawaiian Hotel, em Waikiki, dezembro de 1989. Foto: Agobar Junior.

1991 - Melhor Cobertura do Circuito Mundial - Revista Hardcore
ASP (Association of Surfing Professionals)

Vários prêmios de Melhor Cobertura do Circuito Brasileiro (Abrasp)
Atuando como editor das duas publicações acima

 

TEXTOS ESPECIAIS & COLUNAS
Pioneirismo no The Surfer's Journal

Autor de uma matéria de 16 páginas (em inglês) para a publicação dos EUA - The Surfer's Journal (a mais conceituada publicação de surf do mundo), sobre o surf no Brasil. Matéria também publicada em francês.

Capa do  The Surfer's Journal de 1996 e abertura da primeira matéria sobre o Brasil neste importante periódico. Oito páginas duplas com fotos dos principais fotógrafos brasileiros, garimpadas dos arquivos da Fluir, Hardcore e Inside.

Cobertura de Etapa Brasileira do WCT 92 para Jornal Tracks (Austrália)

Matéria sobre surf para a Revista Saque 93

Coluna Semanal no Jornal da Tarde (SP) 94\95 - Caderno de Esportes

Coluna Mensal para a Revista Surfin' Life - Japão - 96\2001 (enviava texto em inglês)

Colunista Mensal da Revista Hardcore 2001\2004

Coluna - Site Surfreporter – Camerasurf.com.br - 2001\2006

Colunista da Revista Venice 2006\2008

Colunista da Revista Alma Surf 2007\2012
ASSESSORIA DE IMPRENSA

OXBOW PRO LONGBOARD BRASIL - 2003

 

Evento do Circuito Mundial de Surf em Pranchão, realizado em Maio de 2.003. Além de preparar todos os releases diários do evento e teasers anteriores à competição, também distribuiu internacionalmente releases em inglês, obtendo ampla cobertura na internet.
Palestras

Palestrante no 3º Congresso Brasileiro de Surf - Colégio Mackenzie 2.001
TEMA: "Surf Mercado e Mídia"

Billabong Pro Junior - Maresias - 2.001 - Pousada Tambayba
TEMA: "O Surfista e a Mídia" como maximizar retorno ao patrocinador

Palestrante do II Festival da Indonésia - WTC São Paulo 2.003
TEMA: "Surf na Indonésia"

 Surfando na Indonésia em 1993, Ilha de Nusa Lembongan. Foto: Levy Paiva.

Palestra \ Aula para o Curso: SURF – Administração, Marketing e Gestão de Negócios - organizado pelo IBRASURF, para o Departamento de Esportes da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo – USP
TEMA: “História do Surf no Brasil e no Mundo”
(Esta aula de 2 horas e meia foi ministrada por dois anos na USP – 2008 e 2009 e também em 2009, por teleconferência no IWL – Instituto Wanderley Luxemburgo)

Em 2010 esta palestra foi adaptada com o título; “HISTÓRIA DA SURFWEAR – Das Orígens ao Mainstream”, para o 7º Congresso Brasileiro de Surf, na Escola de Belas Artes em São Paulo.

Em 2012, novamente para o Curso: SURF – Administração, Marketing e Gestão de Negócios - organizado pelo IBRASURF, para o Departamento de Esportes da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo – USP, desta vez com o tema: “HISTÓRIA DO MERCADO SURF”.
Experiência com Televisão

Programa "Surf Special" - texto \ roteiro \ coordenação de gravação em estúdio (cabeças das reportagens) \ edição \ sonorização 85\87
 
Locução e Comentários
• Retrospectiva do Circuito Mundial de Surf 95 - TV Bandeirantes
• Comentário da Etapa Européia do ASP World Tour 2.000 - Sportv
• Comentário - Etapa Brasileira do ASP World Tour 2.002 - Bandsport
  • Aparições esporádicas em webcasts do BSP - Abrasp em 2010 e 2011
     
Entrevistado por:
• Programa: Papo Reto – Canal de TV a cabo Woohoo - 2008

No Parque do Ibirapuera, entrevistado por Veridiana Bressane para o programa Papo Reto do canal Woohoo.

​OUTRAS ATIVIDADES

• JURADO - BIG TRIP - Eleição do Maior Big Rider Brasileiro
Mesa organizada pela Revista Trip nos anos 2000, 2001 e 2002
• ELEITOR – Academia Brasileira de Surf (Organizada por
Fernando Costa Netto para a Revista Venice) 2003

• Participante do COLÉGIO ELEITORAL do Prêmio da I Mostra
Internacional de Arte e Cultura Surf 2004 organizada pela Alma Surf

• JURADO – II Festival de Cinema Osklen 2006 (III Mostra de Surf )

• CURADOR – Árvore Genealógica das Pranchas de Surf Brasileiras
(V Mostra de Arte e Cultura Surf) – Pavilhão da Bienal – SP 2008

• CURADOR – Carros de Surf – História através dos veículos da VW
(V Mostra de Arte e Cultura Surf) – Pavilhão da Bienal – SP 2008

• CURADOR – Árvore Genealógica das Pranchas de Surf Brasileiras
(VI Mostra de Arte e Cultura Surf) – Pavilhão da Bienal – SP 2009

• CURADOR – História da Surfwear no Brasil
(VI Mostra de Arte e Cultura Surf) – Pavilhão da Bienal – SP 2009

• CURADOR – Exposição Surf & Bossa Nova
(VI Mostra de Arte e Cultura Surf) – Pavilhão da Bienal – SP 2009

Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera, sede da Mostra Internacional de Surf.

Ao lado dos shapers cariocas Joca Secco e Ricardo Martins e do legend paulista Chico Paioli em 2009 na Bienal.

Acima: coleção de pranchas da Alma Surf. Fotos arquivo pessoal.

FILME: VOU NADAR ATÉ VOCÊ de KLAUS MITTELDORF
Trabalhou na montagem do perfil dos personagens para o roteiro.

Entrevistando Luís "Feio" Sala, ao lado de Klaus Mitteldorf, para o roteiro do filme 'Vou Nadar Até Você', disponível nas plataformas digitais. Foto: Danilo Mantovani. 

“Em 1988, eu trabalhava na Revista Fluir e ajudei a revisar integralmente a edição especial: HISTÓRIA DO SURF NO BRASIL  50 Anos de Aventura, escrito por Alex Gutenberg. Esta será uma das fontes bibliográficas do presente livro. A ideia é atualizar mais 25 anos e abrir o leque de pesquisa, deixando um documento para referência das futuras gerações do surf brasileiro."

Reinaldo Andraus
Idealizador do Projeto​

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now